sábado, 16 de outubro de 2010

Em dez anos de pesquisa, Censo da Vida Marinha revelou o desconhecido

Nos últimos dez anos, cientistas de vários cantos mergulharam fundo nos oceanos. Tudo isso para responder a uma pergunta: que vidas existem nas águas?
O resultado dessa pesquisa, chamada de Censo da Vida Marinha, foi anunciado neste mês. Pesquisadores do Brasil embarcaram no estudo --leia mais abaixo.
Os cientistas entraram num mundo pouco conhecido. "Descobrimos novas espécies mesmo em grupos de animais conhecidos, como peixes, moluscos e crustáceos", diz Diego Rodríguez, da Universidade Nacional de Mar del Plata (Argentina).
Entre eles, destaca-se um camarão, o Neoglyphea neocaledonica, desaparecido da Terra há 50 milhões de anos.
Mas falta muito para se descobrir. Os cientistas acham que há pelo menos um milhão de tipos de vida marinha. Ou seja, mergulhos mais profundos ainda estão por vir.
Censo da Vida Marinha/Divulgação
Animais encontrados no Censo da vida marinha
Animais encontrados no Censo da vida marinha
Vida de cientista
Como é a vida de um pesquisador durante uma expedição científica?
A brasileira Lúcia Campos, da URFJ, participou do censo marinho. Durante dois anos, observou os animais que vivem no mar da Antártida e em águas brasileiras, a cerca de mil metros de profundidade.
Na Antártida, fica ora num barco, ora na estação de pesquisa. Vai, em geral, no verão, época em que não há noite. E costuma ficar 30 dias. Quando as comidas frescas acabam, o jeito é comer enlatados e carne congelada.
Para pesquisar a vida no fundo do mar, onde os humanos não chegam, os pesquisadores usaram até um robô, batizado de Luma (em homenagem à modelo brasileira Luma de Oliveira!).
Mar de Números
10 anos de pesquisa
2.700 cientistas envolvidos no projeto
80 países participantes
540 expedições pelos oceanos
9.000 dias no mar
650 milhões de dólares investidos na pesquisa
230 mil espécies mapeadas
1.200 novas espécies encontradas

Nenhum comentário:

Postar um comentário